segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Água Potável x Água Pura


Antes de qualquer coisa, observem bem este copo de água. Suponhamos que eu o peguei de uma bica perto da minha casa. Se eu perguntasse a vocês se este copo d'agua representa uma substância pura, usando os conhecimentos do post Substância Pura, o que responderiam? Podem colocar as respostas nos comentários, ou então me falar na sala de aula, rsrsrsrs. 
.....
Bom, como vimos para a água ser uma substância pura ela deve ter apenas moléculas de água (H2O). Mas na água potável não temos apenas moléculas de água, temos também sais minerais entre outras substâncias. Portanto, a água que foi extraída diretamente de uma fonte natural, não é considerada uma água pura para a Química e sim, uma mistura homogênea. Mas o que é uma mistura homogênea? É uma mistura que ao olhar não conseguimos identificar se ali encontra-se uma única substância ou mais. Exemplos: água + álcool, ar atmosférico (mistura de gás oxigênio, gás nitrogênio, etc). 


Então, após lerem isso tudo, vocês vão perguntar: Existe água pura na natureza?

A resposta é NÃO! A água quimicamente pura, no sentido rigoroso do termo, constituída exclusivamente de hidrogênio e oxigênio, não existe na natureza, pois, sendo a água um ótimo solvente, nunca é encontrada em estado de absoluta pureza. 

A presença de sais minerais na água é essencial à vida orgânica. A expressão água pura é vulgarmente usada como sinônimo de água própria para uso domésticos. 

E onde podemos encontrar a água pura?
A água pura, também chamada de água destilada, é obtida por meio de aparelhos próprios em laboratórios.  Lá retiram todas as substâncias presentes na água e a deixam apenas com moléculas de água. Mas você também pode obter água pura com aparelhos caseiros. 


Material

Chaleira
Garrafa com água fria
Luvas (ou pano)
Recipiente para coleta

Procedimento

1. Coloque água em uma chaleira e deixe ferver até começar a expelir vapores;

2. Segure a garrafa com água fria e a posicione de forma que os vapores expelidos pela chaleira venham de encontro ao fundo da garrafa. Contudo, use luvas para essa tarefa, pois há riscos de queimaduras;

3. Coloque o recipiente coletor embaixo da garrafa para a água que cair fique acumulada em seu interior;

4. A água que respingar da garrafa durante este processo estará 100% pura, ou seja, você obteve água destilada.

Para que água conserve suas propriedades, cubra o recipiente de forma que não tenha contato com o ambiente. 

3 comentários:

  1. a água potável é a água que pode ser ingerida por seres humanos, animais, etc.. e a água pura é a água que não deve ser ingerida, por quê é composta de outras substâncias. (acho que e mais ou menos isso, e primeira ainda, pega leve dona kkk)

    ResponderExcluir
  2. oiii
    A água potável é um elemento químico,uma substância pura, uma substância simples ou uma mistura?

    Obrigada

    ResponderExcluir