sábado, 2 de fevereiro de 2013

Iniciando nossos estudos: O que é MATÉRIA?


    Algumas pessoas ao escutar a palavra matéria pode logo imaginar .... hummmm.... matéria?! Deve ser as disciplinas de Química, Física, Matemática, Português. Mas vamos falar aqui sobre o que é MATÉRIA para   a química. 

   A definição de matéria é: QUALQUER COISA QUE OCUPA ESPAÇO E POSSUI MASSA. Ela pode ser líquida, sólida ou gasosa. A matéria é composta por elementos químicos.

 



      Observem na figura acima como se comportam as moléculas de água nos três estados físicos. Há uma teoria que se chama cinético-molecular - cinético tem haver com movimento e molecular das moléculas - que explica esse comportamento. No estado sólido as moléculas estão muito unidas, ou seja, possuem muito pouca energia cinética. No estado líquido e gasoso as moléculas estão arranjadas aleatoriamente, ou seja, não estão confinadas às posições específicas e podem se mover. As partículas dos gases se movem muito mais do que as do líquido, dessa forma estão bem distantes uma das outras. Portanto, os gases possuem muita energia cinética.
     
Resumo: Características da matéria
 
       Sólido: Nesse estado físico da matéria, as moléculas se encontram muito próximas, sendo assim possuem forma fixa, volume fixo e não sofrem compressão.
 
        Líquido: Aqui as moléculas estão mais afastadas do que no estado sólido e as forças de repulsão são um pouco maiores. Os elementos que se encontram nesse estado, possuem forma variada, mas volume constante. Além destas características, possui facilidade de escoamento e adquirem a forma do recipiente que os contém.
       Gasoso: O movimento das moléculas nesse estado é bem maior que no estado líquido ou sólido. As forças de repulsão predominam fazendo com que as substâncias não tomem forma e nem volume constante.
 
Este conteúdo não é tão difícil, e por isso muitos não o levam a sério. Acontece que ele é extremamente importante para compreendermos assuntos mais complexos como INTERAÇOES QUÍMICAS. Portanto, vamos estudá-lo com muita atenção!!!!
 
 
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário